terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Literatura: Quilombo virtual

Resenhas de literatura marginal de volta em 2012

“Leva no sarau, salva essa alma aí”. A frase da música “Subirodoiustiozin”, do Criolo, no álbum Nó na Orelha, é uma clara referência à efervescência cultural que acontece hoje nas periferias de todo país – especialmente em São Paulo – com os saraus que crescem e surgem a cada dia nas quebradas.

Prova disso é que a cada dia surgem novos leitores, escritores e críticos desta nova literatura. Claro que, como tudo, há sempre coisas boas e coisas ruins sendo feitas, mas, num saldo, a cena é positiva e muita coisa boa tem para ser apreciada.

Aliás, a minha pilha de livros e produções vindas das periferias cresce a cada dia. Resenhá-los para 2012 é uma das metas (daquelas que pretendo cumprir).

Produções próprias, editoras que se rendem a literatura dita como marginal, periférica, divergente ou do oprimido. Mostras periféricas, da quebrada, eventos, mesas de discussão e debates e saraus completamente lotados, com gente esperando para entrar, viajando para chegar e sedentas para beber na fonte a literatura real, do dia-a-dia.

Neste texto, informal, de fim de ano, expresso minha satisfação em saber que pessoas como eu estão dispostas a escrever histórias como a minha e mais, que juntos, formamos um movimento, uma voz, um time que cria os próprios caminhos e prova: os brasileiros gostam de ler, sim !

Em 2012, nesta coluna, acompanhem as resenhas de Literatura Marginal, feitas por mim, uma ávida leitora.

Até semana que vem. Muita literatura em nosso quilombo virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário